“Muitos
gestores de branding frustrados (ou
políticos, ou defensores de uma vida saudável) desabafaram dizendo que, se os
consumidores (ou eleitores ou pacientes) pudessem mudar de comportamento, tudo
ficaria bem.”- do livro “Design Thinking” (dica* da semana que passou), Tim Brown
segue falando sobre comportamentos.
Esta
citação me fez pensar que algumas organizações ou departamentos envolvem-se de
tal maneira em seus processos, na busca da solução de seus conflitos que acabam
esquecendo-se do cliente. E aqui cliente é aquele a quem se destina o produto
ou serviço fim daquela empresa ou setor, pode ser interno ou externo.
É
muito comum vermos equipes dedicando, ou desperdiçando, energia, tempo e
inteligência em volume maior que o necessário na tentativa de resolver questões
secundárias, assim acabam ficando “ensimesmadas” e o cliente passa a ser apenas
o mal necessário.
Cabe
ao gestor ajudar seu grupo a identificar estes pontos de fuga, lembrar do
objetivo do negócio e traçar um plano de melhoria tendo como foco o cliente!
Quando todos trabalham com o direcionamento correto, as possibilidades de
conflitos também tendem a diminuir.
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