domingo, 10 de março de 2013

O que motiva um grupo de trabalho?


             Todos fóruns de RH, revistas de gerenciamento, cursos de gestão... abordam o tema da motivação de um grupo de trabalho. Já se sabe que apenas o dinheiro não é suficiente para mobilizar um profissional ou uma equipe. Mas o que pode fazer a diferença?
               Em março de 2012 a Catho Online* publicou uma pesquisa realizada com 46 mil executivos sobre fatores que motivam sua carreira. Os cinco primeiros colocados foram:
  •  Ter bom relacionamento com as pessoas que trabalha
  • Ser reconhecido (superiores e subordinados)
  •   Fazer o que gosta
  •  Trabalhar com pessoas que admira e respeita
  •   Desafios constantes

Em suma o gestor, para garantir pessoas motivadas no seu projeto ou negócio, precisa escolher as pessoas certas para as posições, valorizar a sua equipe, dando-lhe, além do reconhecimento, metas alcançáveis e meios para atingi-las, estar atento ao relacionamento do grupo, intervindo quando necessário e, sobretudo, um bom projeto.
Quando o gestor está seguro dos objetivos do seu projeto ele consegue envolver as pessoas certas e buscar os quesitos técnicos para realizá-lo; consegue propiciar crescimento individual para os membros da equipe. Ele inspirará confiança e gerará admiração, motivando o grupo e deixando-o mais forte para enfrentar as adversidades comuns em todos os negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário