Todos
fóruns de RH, revistas de gerenciamento, cursos de gestão... abordam o tema da
motivação de um grupo de trabalho. Já se sabe que apenas o dinheiro não é suficiente
para mobilizar um profissional ou uma equipe. Mas o que pode fazer a diferença?
Em
março de 2012 a Catho Online* publicou uma pesquisa realizada com 46 mil
executivos sobre fatores que motivam sua carreira. Os cinco primeiros colocados
foram:
- Ter bom relacionamento com as pessoas que trabalha
- Ser reconhecido (superiores e subordinados)
- Fazer o que gosta
- Trabalhar com pessoas que admira e respeita
- Desafios constantes
Em suma o
gestor, para garantir pessoas motivadas no seu projeto ou negócio, precisa escolher
as pessoas certas para as posições, valorizar a sua equipe, dando-lhe, além do
reconhecimento, metas alcançáveis e meios para atingi-las, estar atento ao
relacionamento do grupo, intervindo quando necessário e, sobretudo, um bom
projeto.
Quando o gestor
está seguro dos objetivos do seu projeto ele consegue envolver as pessoas
certas e buscar os quesitos técnicos para realizá-lo; consegue propiciar crescimento individual para os membros da equipe. Ele inspirará confiança e gerará admiração, motivando o grupo e deixando-o mais forte
para enfrentar as adversidades comuns em todos os negócios.
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