domingo, 24 de junho de 2012

Chefe não é crachá!


Ontem, trabalhando, escutei de uma amiga-empreendedora: “Chefe não é crachá”.  Esta frase me reportou a uma discussão um tanto quanto antiga, mas acredito não ultrapassada, sobre chefia e liderança. Já superamos o modelo de chefe que sabe tudo e tem o poder absoluto, mas será que sabemos exatamente qual o papel do gerente/líder/chefe?
Mesmo em organizações horizontais, em algum momento, é preciso ter alguém que dê o norte, seja capaz de mediar as discussões sobre o melhor caminho ou mesmo consiga fazer o coaching da sua equipe.
Seja qual for a situação, o primeiro passo do líder é ter consciência do seu trabalho, se apropriar do seu papel. Não precisa ter todas as respostas, mas deve incentivar a sua equipe a fazer todas as perguntas; precisa ter responsabilidade com todo o processo, ajudar a construir o resultado e dividir as conquistas.
Um chefe ou líder, não deve querer ser um super-herói, mas alguém em quem a equipe confie para orientar, avaliar, auxiliar, sugerir mudanças, agregar informações. Quando um líder não assume seu papel, alguém da equipe vai assumir e o sistema organizacional vai ficar desarmônico, não será bom para o projeto, para o negócio e os membros da equipe sofrerão por não conseguirem realizar seu trabalho da melhor forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário