domingo, 17 de junho de 2012

Lado de fora?


Analisando os números de uma empresa, precisei revisar um conceito em “Administração Financeira”*, um livro de 772 páginas, tamanho A4, praticamente uma “bíblia” da administração financeira corporativa. Apesar de muito usado no meu trabalho, nunca havia notado a dedicatória: “A nossas famílias e amigos, com amor e gratidão”. Com certeza, os autores possuem vários mestres, chefes, colegas de trabalhos que lhes ensinaram muito, mas escolheram as palavras Amor e Gratidão para dedicar sua obra à família e amigos.
 Família, amigos, trabalho - Tudo junto?  E aquela frase clássica repetida milhares de vezes: “quando você entra pela porta da empresa, sua vida pessoal deve ficar do lado de fora”? Em minha opinião, ela foi inventada por algum gestor despreparado e sem vida pessoal, que tentou aplicá-la como se fosse um Mantra.
É certo focar no trabalho no horário dedicado a ele, mas abrir mão do somatório das nossas vivências é uma grande burrice. No final das contas, os valores passados por nossos pais, os exemplos, as trocas que fazemos com nossos amigos nos tornam profissionais mais completos, tolerantes, resilientes, apaixonados...
Gerenciar uma equipe com a mesma dedicação empregada na educação de um filho, aplicar ensinamentos recebidos dos pais ou dividido por amigos, executar um trabalho pensando no legado que estamos deixando para gerações futuras não pode ser algo ruim.
Assim como Ross, Westerfield & Jaffe: meu amor e gratidão ao meu pai, pelos valores, a minha mãe, pelo exemplo de transformar um hobby numa profissão, a minha irmã, por abrir os caminhos, ao meu marido e ao meu filho por me mostrarem todos os dias como a vida pode ser boa e a todos meus familiares e amigos que me ajudam e partilham comigo este desafio diário de gerenciar a vida!

3 comentários:

  1. *Corporate Finance – ROSS, Stephen; WESTERNFIELD, Randolph W. & JAFFE, Jeffrey. 1995
    a referencia q faltou na postagem

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão, Ana. Sucesso na vida de blogueira, é um barato! Uma boa referência é o livro "Gestão como doença social", do Gaulejac.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aninha!!Excelente reflexão. Creio que se nossos gestores sejam públicos ou privados tivessem a compreensão disso tudo, com certeza nosso mundo estaria bem melhor.Obrigada a você por existir .

    ResponderExcluir