domingo, 13 de janeiro de 2013

É mais fácil ganhar...


É muito comum escutar nas equipes que o chefe é centralizador, intolerante, excessivamente exigente, que não está aberto às ideias do grupo, etc., até mesmo no círculo de amigos se ouve queixas neste sentido.
Um empreendedor precisa se valer de toda a sua autoconfiança para levar um projeto adiante. No meio do caminho ouve muitos ‘cuidado’, ‘não vai dar certo’, ‘eu não iria por este lado’, mas, seguro das suas convicções, segue. Este caminho, muitas vezes solitário, pode tornar um chefe centralizador.
Todo mundo sabe que a centralização no gerenciamento de um projeto ou empresa pode atrasar muito o processo, provocar retrabalho e, com certeza, não ajuda a equipe crescer... até mesmo o chefe. Sim ele, normalmente, também sabe! Mas então por que segue com a prática? Talvez porque não saiba como mudar sem colocar em risco seu negócio.
Ouvi de um terapeuta há um tempo: entre você saber o que precisa fazer e conseguir há um grande caminho. O exemplo que ele usou foi muito simples, jamais esqueci: você está acima do peso, sabe disso (a balança, as roupas, o espelho comprovam); quer perder peso; tem acesso à informação; o ato de ingerir alimentos na qualidade e quantidade correta depende exclusivamente de você. Quanto tempo você leva entre momento que teve certeza que está acima do peso até chegar ao ideal?  E depois, por quanto tempo você consegue manter?
Acredito que esta lição pode ser facilmente transportada para as empresas! O gestor sabe que precisa, mas muitas vezes tem dificuldades de colocar em prática.  A sugestão é dividir o problema, “abrir o coração”, mostrar para a equipe que a mudança precisa ser construída de forma conjunta, garantindo a lucratividade da empresa a partir de seus valores.
Fazer dieta quando nossos amigos/familiares se encontram na mesma situação fica bem mais tranquilo. Um empresário do segmento de dietas certa vez me disse: é mais fácil perder peso do que ganhar! Parafraseando: é mais fácil construir um caminho de acertos com a equipe do que desconstruir! Let´s try!

Nenhum comentário:

Postar um comentário