domingo, 16 de setembro de 2012

“Enquanto isso na Sala da Liga da Justiça”


Hoje de manhã, assisti a um vídeo muito divertido produzido pela Porta dos Fundos (TV por Internet)*. O que torna o filme mais engraçado é o fato de conseguirmos transpor facilmente aquela situação, aparentemente absurda, à realidade de muitas organizações - um chefe de RH demitindo um dos integrantes de uma dupla de super herois.
É comum gerentes “terceirizarem” o feedback negativo aos departamentos de RH, porém estes, muitas vezes, não sabem sequer as atribuições exatas do profissional, então apelam para o discurso “você não é ruim, a empresa que não é boa o suficiente pra você”.  Esta expressão, usada como eufemismo, pode estar apresentando pistas de problemas reais: a empresa não soube escolher o profissional adequado, não conseguiu otimizar as capacidades complementares da sua equipe, não sabe exatamente o que não deu certo e tampouco consegue fazer um desligamento honesto.
A falta de clareza ao expressar os motivos da demissão pode despertar sentimentos primitivos no profissional, como raiva, frustração, desejo de vingança, etc. Estes, por sua vez, podem dar origem a várias situações de efeitos negativos à empresa: sabotagens, desmobilização e desmotivação das equipes, ações judiciais.
Pensar na empresa como a “Liga da Justiça” pode ser um exercício divertido e muito produtivo: ‘Quais são os superpoderes disponíveis?’, ‘Como podemos organizar os herois para derrotar os bandidos mais rapidamente?’, ‘As duplas estão trabalhando em harmonia, conseguindo usar seus potenciais complementares?’ e por aí vai. Sempre lembrando que as reuniões na Sala da Liga da Justiça eram imprescindíveis para todos terem um “overview” da situação e darem as suas sugestões.
*http://www.youtube.com/user/portadosfundos?feature=CAgQwRs%3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário