segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Quando não acontece como estava programado


Em uma semana atípica, minha inspiração não poderia ser outra: e quando as coisas não acontecem conforme o planejado?
Uma das primeiras coisas que se aprende em uma aula de administração/gestão é que para se ter um negócio novo de sucesso é preciso um bom business plan (plano de negócios) e para dar continuidade, um planejamento estratégico.
As duas atividades demandam envolvimento de equipes multidisciplinares e muito tempo dedicado. Através delas é possível definir o foco do negócio, projetar investimentos x faturamentos (= viabilidade econômica), traçar linhas e mercados de atuação, etc.
Usualmente, todos os cenários são definidos através de informações preliminares e projeções do setor. Forças, fraqueza, oportunidades e ameaças (matriz SWOT) são levadas em consideração, assim como a projeção de cenários, diferencial competitivo, etc.
Porém nem todas as variáveis são controláveis e, por mais que se faça tudo certo, eventualmente, coisas podem ocorrer diferente do planejado.
Tenho observado que, na maioria das vezes, a solução está na inteligência emocional. Cabe ao gestor ter esta maturidade de aceitar que o cenário mudou, usar o seu conhecimento acumulado e a experiência de sua equipe na organização. Absorver esta contribuição e refazer o plano de navegação é competência imprescindível a um gestor.  A alteração de uma rota pode impedir o naufrágio de um projeto,   garantindo sucesso na missão.
Apenas aceite e faça!

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