segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diversidade cultural


A diversidade cultural está presente na rotina da maioria das empresas, seja através de profissionais ou de clientes e fornecedores com os quais ela se relaciona.  Esta heterogeneidade pode ser muito rica para o desenvolvimento do trabalho, mas se não for bem gerenciada pode resultar em um problema.
O foco aqui é a equipe.  Quando um membro estrangeiro entra em um grupo de trabalho formado, já passou pelo processo seletivo, logo atende às condições técnicas, portanto não deve ser essa a área de principal preocupação. As questões comportamentais, que estão diretamente ligadas aos valores culturais é que costumam ser ponto de conflito.
Para tirar proveito das diferenças culturais é preciso que equipe e o recém chegado entendam as realidades de um e de outro. O primeiro passo é fornecer ao grupo o máximo de informações possíveis sobre o local de onde o novo colega vem, incluindo hábitos alimentares, comportamento característico, costumes, personalidades de destaque no país, etc. o mesmo deve ser feito ao estrangeiro.
            Oportunizar momentos de encontros onde cada um possa expor características pitorescas a respeito da sua origem ou opinar a respeito de temas mundiais, pode ser uma valiosa ocasião para se perceber e entender as diferenças e, consequentemente, melhorar o trabalho como um todo.
              O gerente ainda deve observar como está conduzindo o seu trabalho em relação ao novo membro, pois os modelos de gestão também podem variar de acordo com o país, mas este tema merecerá um post exclusivo.

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