A diversidade
cultural está presente na rotina da maioria das empresas, seja através de
profissionais ou de clientes e fornecedores com os quais ela se relaciona. Esta heterogeneidade pode ser muito rica para
o desenvolvimento do trabalho, mas se não for bem gerenciada pode resultar em
um problema.
O foco aqui é a
equipe. Quando um membro estrangeiro
entra em um grupo de trabalho formado, já passou pelo processo seletivo, logo
atende às condições técnicas, portanto não deve ser essa a área de principal preocupação.
As questões comportamentais, que estão diretamente ligadas aos valores
culturais é que costumam ser ponto de conflito.
Para tirar
proveito das diferenças culturais é preciso que equipe e o recém chegado
entendam as realidades de um e de outro. O primeiro passo é fornecer ao grupo o
máximo de informações possíveis sobre o local de onde o novo colega vem,
incluindo hábitos alimentares, comportamento característico, costumes,
personalidades de destaque no país, etc. o mesmo deve ser feito ao estrangeiro.
Oportunizar
momentos de encontros onde cada um possa expor características pitorescas a
respeito da sua origem ou opinar a respeito de temas mundiais, pode ser uma
valiosa ocasião para se perceber e entender as diferenças e, consequentemente,
melhorar o trabalho como um todo.
O
gerente ainda deve observar como está conduzindo o seu trabalho em relação ao
novo membro, pois os modelos de gestão também podem variar de acordo com o país,
mas este tema merecerá um post exclusivo.
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