domingo, 14 de outubro de 2012

Em time que está ganhando também se mexe


             A velha máxima “não se mexe em time que está ganhando” foi derrubada há muito tempo. Mas será que ela saiu do dia a dia dos gestores de equipes e projetos?
            É muito bom ter um time alinhado que sabe o que fazer, alcança bons resultados, mas quanto tempo dura a motivação de quem sempre faz a mesma coisa e alcança resultados iguais?
             O desafio do gestor é abrir mão da satisfação pessoal de ver seu grupo “engrenado” e desafiá-los a novos olhares sobre o trabalho, a encontrar novas formas e novos arranjos para continuar com os bons resultados ou até superá-los.
           Não falamos aqui na desconstrução ou na insatisfação constante com o trabalho feito, isso apena gera desconforto e estressa a equipe. A cada resultado é preciso celebrar e reconhecer global e individualmente a contribuição para o bom resultado.
            O gerente precisa abrir mão da sua vaidade no próximo projeto ou etapa e perguntar para a equipe: “e se fizermos diferente desta vez? Por onde devemos começar?” Isto vai além do feedback ou da rotação do PDCA*. Instiga a equipe a se repensar, a estudar, a buscar!
Pode haver maior dificuldade, alguma insatisfação momentânea, mas o resultado final é o crescimento de todos. Faz parte de um bom treinamento! Se a equipe não for instigada quando “está tudo dominado” terá dificuldade e demorará muito mais tempo para reagir quando a situação mudar.


*PDCA: Plan, do, check, act or adjust; planejar, fazer, checar, agir ou ajustar

Nenhum comentário:

Postar um comentário