domingo, 25 de novembro de 2012

Valores


Hoje faleceu o pai de uma grande amiga. Enquanto se despediam, os filhos proferiam palavras de tristeza, despedida, mas, acima de tudo, agradecendo pelos valores recebidos daquele que fisicamente já não estava mais entre eles.
De uma vida inteira de convivência, aqueles filhos adultos destacaram os valores. Consequência natural, lembrei-me do meu pai e, além da saudade, os valores que ele me transmitiu vieram com grande força à minha memória.
Dentro das empresas ocorre o mesmo. Os valores pulsam fortemente nos processos, nos produtos, na marca, na comunicação. Ainda que a empresa não os tenha fixado em um quadro na parede ou nem mesmo tenham sido listados, eles estão lá.
Não olhar para estes valores e não pautar o seu negócio a partir deles, com certeza implicará em erros estratégicos, direcionamentos equivocados e, consequentemente, perda de recursos humanos, materiais ou ambos.
Os valores acompanham as empresas e seus produtos e serviços além da existência de seus fundadores, perpetuam-se na marca. Não podem ser negligenciados.
A ideia de propagar e perpetuar um valor pode ser um ótimo incentivo para fazer um bom trabalho em uma organização ou seguir a vida apesar das perdas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário