domingo, 6 de janeiro de 2013

Olhar para equipe


Todo mundo renovado, cheio de energia, os planejamentos de 2013 começam a sair do papel. Mesmo que alguns projetos sejam tratados como continuidade, a virada de ano sempre traz um ar de novidade.
Uma visão diferente sobre uma mesma situação, uma nova abordagem a respeito de um tema, tudo pode ser renovação.
Meu post de hoje sugere este novo olhar sobre a sua equipe. Algumas perguntas simples, se respondidas após uma reflexão tranquila baseada nos fatos podem ajudar:
- Todas as pessoas da equipe compartilham dos valores e objetivos da empresa?
- Estou sabendo aproveitar as habilidades individuais, fazendo a alocação correta dos profissionais nas funções?
- Os times estão montados da melhor maneira? Estão realmente funcionando como times?
- Os profissionais que se destacaram no ano passado foram devidamente reconhecidos? Eles têm desafios compatíveis com suas capacidades para este ano?
- Aquela pessoa que não vem apresentando bom desempenho está bem posicionada, de acordo com suas capacidades?  Há alguma outra função que ela poderia exercer?
- E o profissional que já foi testado em várias posições está mesmo alinhado aos valores/objetivos da empresa?
- A empresa está atendendo às expectativas de seus funcionários/colaboradores? E está preocupada na retenção de seus talentos?
- Eu, na qualidade de gestor, estou respondendo à minha equipe no volume de suas necessidades? Estou conseguindo mantê-la conectada e naturalmente motivada?
Muitos outros questionamentos podem ser feitos! São simples, mas ter clareza nas respostas fará toda a diferença no sucesso do projeto e da empresa. Ter o time certo, ajustado de acordo com suas capacidades, torna o trabalho mais suave, aumenta a motivação e, claro, melhora o desempenho!
Tem uma frase que é atribuída ao Einsten, sinceramente não sei se é dele, mas adoro e acho que ilustra muito bem o texto de hoje: “Todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando que é um idiota”.


3 comentários: