quarta-feira, 1 de maio de 2013

20 +1


                Hoje é dia de duplo aniversário: 21 anos de trabalho e 1 ano do blog*.
                No trabalho são muitas memórias, vivências, aprendizados... no blog , textos e dicas publicados, visualizações, leitores,  feedbacks... Na verdade eles não estão dissociados, o blog serviu para eu resgatar o gosto pela escrita e exercitar um novo olhar nas rotinas de um gerente.
                Um novo olhar, nada mais é que trocar de posição ou abrir mão de uma convicção e perguntar-se: e se não fosse assim? Ou como diz uma amiga: ‘e se um “marciano” pousasse na Terra, qual seria a sua visão?’
                Mais do que nos 21 anos de trabalho, neste último ano, por circunstância da atividade profissional ou da vida pessoal, precisei exercitar muito a “troca de lugar”, tentar ver as coisas pelo ponto de vista do outro... nem sempre consegui e algumas aconteceram fora do tempo.
                Dentro do gerenciamento esta prática é fundamental. O tempo todo, precisamos  considerar o ponto de vista do membro da equipe, do fornecedor, do cliente, do cliente do cliente... enfim, são muitos os personagens, cada um carregando a sua história.
                Deparar-se com outra visão, muitas vezes, vai nos levar a tomar decisões que mudam todo o processo, ou o que estava planejado. O famoso PDCA*. É comum, depois de se rodar um PDCA, o projeto mudar de forma muito significativa, podendo até modifica-lo radicalmente.
                Nestes 20+1 anos, rodei muitos PDCAs no trabalho e na vida e posso dizer que, hoje, estou no P novamente!


* PDCA (Plan, Do, Check, Act = Planejamento, Execução, Verificação e Ação)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo aniversário e pelo comentário rico de sugestões pra nossa vida que anda ajustada ao kit de " pré conceitos" que teimamos em pensar todo dia, nos mantendo na zona de conforto. Cuidado com a zona..... a de conforto.

    ResponderExcluir