domingo, 19 de maio de 2013

Mudar dói


Quando mercado muda, as empresas precisam se adaptar: alterar produtos, formas de atendimento, modo de gerenciamento, comunicação... a mudança pode ocorrer em vários campos. Algumas não conseguem ou não conseguem na medida e tempo necessário.
Várias podem ser as explicações para a paralisia das empresas: está “ensimesmada” e não consegue olhar o mercado; têm uma estrutura com processos morosos e pesados, dificultando a agilidade na tomada de decisões; a equipe não está totalmente integrada ao posicionamento da empresa, entre tantas outras variáveis que isoladas ou conjugadas.
Mas existe outro fator muito importante: mudar dói, desaloja, causa insegurança. É do ser humano buscar a estabilidade, o conforto.   Encarar a mudança é assumir riscos e, em muitos casos desconstruir verdades até então inquestionáveis.
Por mais que doa, é preciso estar atento às necessidades de mudança e, ao se identificar, é preciso agir: analisar a situação, incluir a equipe, buscar ajuda externa, planejar, ou seja, encarar com força e determinação. O contrário é deixar um monstro crescer embaixo da cama... uma hora ele vai sair!

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