Quando mercado
muda, as empresas precisam se adaptar: alterar produtos, formas de atendimento,
modo de gerenciamento, comunicação... a mudança pode ocorrer em vários campos.
Algumas não conseguem ou não conseguem na medida e tempo necessário.
Várias podem
ser as explicações para a paralisia das empresas: está “ensimesmada” e não
consegue olhar o mercado; têm uma estrutura com processos morosos e pesados,
dificultando a agilidade na tomada de decisões; a equipe não está totalmente
integrada ao posicionamento da empresa, entre tantas outras variáveis que
isoladas ou conjugadas.
Mas existe outro
fator muito importante: mudar dói, desaloja, causa insegurança. É do ser humano
buscar a estabilidade, o conforto. Encarar a mudança é assumir riscos e, em
muitos casos desconstruir verdades até então inquestionáveis.
Por mais que
doa, é preciso estar atento às necessidades de mudança e, ao se identificar, é preciso
agir: analisar a situação, incluir a equipe, buscar ajuda externa, planejar, ou
seja, encarar com força e determinação. O contrário é deixar um monstro crescer
embaixo da cama... uma hora ele vai sair!
Nenhum comentário:
Postar um comentário