domingo, 6 de maio de 2012

Receita de Bolo


É comum na vida de um gerente ter que mudar a pauta, alterar o planejamento, adaptar o projeto, tema que merecerá atenção mais adiante. Aconteceu comigo aqui, o post de hoje já estava pronto, mas a participação no TEDx Laçador (http://www.tedxlacador.com) me inspirou a escrever esse novo:
Achar que é possível aplicar uma metodologia como se fosse uma receita de bolo é um dos erros mais comuns que um gerente pode cometer. Um método indicado por algum mestre de gestão, ou mesmo uma prática de sucesso, no gerenciamento de um projeto ou uma equipe, pode se tornar um gigantesco fracasso se não for adaptado.
Cada empresa tem a sua cultura, seus valores e cada membro da equipe tem um potencial, uma bagagem acumulada, que devem ser levados em conta na elaboração de um plano de gerenciamento. Não considerar estes elementos é não colocar fermento no seu bolo, você pode acrescentar os melhores ingredientes, mas o bolo não vai crescer, não vai dar certo.
Da mesma forma que o confeiteiro escolhe os ingredientes certos e certifica-se que tem as melhores condições para executar a receita, o gerente precisa pegar os seus modelos de sucesso e adaptar à realidade do momento, levando em consideração as contribuições de seu time e prestando atenção à história viva que tem aquele negócio.

5 comentários:

  1. Exatamente! Isso pode ser facilmente verificado no próprio ambiente web, onde muitas vezes informações similares, ou idênticas existem, mas a importância dada a cada local onde elas se encontram tem diferenciação no valor atribuído.
    Tedxlaçador = inspiração

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Curioso que eu e o Ricardo estavamos conversando no início desta semana, e usei um exemplo muito parecido com o teu, Ana. Inclusive utilizando alimentos, porém em minha frase eu disse que "Não adianta usar o melhor tempero pra fazer um molho. Se um tomate estiver estragado, compromete o molho e vai tudo fora.".

    É... Magias do TEDx... Parece que todos os participantes foram (se já não chegaram lá) na mesma frequencia...

    (pelo último parágrafo da tua Bio, já chegamos lá com alguns conceitos parecidos, embora pareçamos não concordar quando o quesito é a Política! hehehe)

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, Paula! Todos na mesma frequência, por vários caminhos, dando nosso melhor, buscando o melhor para todos! Ótimo dia para vc e obrigada!

    ResponderExcluir