segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sim, eu aceito


               Depois de 12 anos juntos, a Grazi e o Cris decidiram oficializar sua união, casaram-se ontem e nós, amigos e familiares, festejamos juntos em uma linda festa. A retrospectiva e os votos me fizeram pensar! Construir uma vida com uma pessoa é resultado de uma escolha. No trabalho de um gerente esta escolha pode ser comparada à formação de sua equipe.
                O que é importante na hora de contratar alguém para equipe ou estabelecer uma parceria de trabalho? Critérios técnicos? Experiência? Perfil? São muitos os critérios e, com certeza, a combinação de todos eles é o melhor resultado.
                Parece fácil, mas nem sempre é. Começa pela definição do perfil, a descrição da vaga. Muitas vezes o gerente procura para uma função de coordenação ou assessoria alguém com o perfil e as habilidades iguais às suas, quando não procura uma pessoa igual. Neste caso, se a frustração não ocorrer já na seleção, fatalmente se dará no treinamento. Num trabalho de equipe as competências e perfis múltiplos são fundamentais para um bom resultado.
                A cultura da empresa pode ser outra armadilha, sob dois aspectos: não considerar ou supervalorizar. Um profissional qualificado, com valores contrários aos da empresa pode executar um bom trabalho por um tempo, mas dificilmente vai fazer carreira e contribuir para o crescimento da empresa. Por outro lado, querer que profissionais de todas as áreas tenham o mesmo perfil, o desenhado como ideal pela empresa, também é arriscado. Empresas com perfil jovem e informal podem contratar alguém com perfil mais reservado para controladoria, por exemplo, levando em consideração que esta é uma ótima característica nesta função.
                Na hora de montar uma equipe precisamos considerar se o profissional tem as “skills” básicas necessárias, se acredita no projeto/empresa, se tem o espírito aberto para aprender e ensinar e, principalmente, se ele quer, de forma verdadeira, quer fazer parte do nosso time. Querer um companheiro igual a nós, ou que faça as coisas exatamente como fizemos, é uma pretensão derrubada já na adolescência. Objetivos comuns, capacidade de compreensão e superação e, principalmente, o amor farão que um casal supere as barreiras que impediriam sua vida boa. Afinal, seja no trabalho ou na vida pessoal, estamos sempre em busca do nosso Final Feliz.

3 comentários:

  1. Realmente contratar alguém para fazer parte da nossa equipe é bem complicado, pois tem que se encaixar no perfil, não só no perfil de qualificação (conta bastantes, mas não é tudo), mas também o perfil da personalidade da pessoa, e nem sempre é possível perceber na seleção. Por isso, é um dos maiores desafios para a organização fazer uma contratação eficiente. A metáfora citada faz muito sentido, pois as escolhas certas é que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o mais complicado é ver que os melhores profissionais, nunca estão procurando emprego. Estes já estão encaminhados.

    É preciso sempre, além de encontrar pessoas com metas e objetivos em comum, que também queiram crescer a partir do trabalho desenvolvido junto a empresa.

    ResponderExcluir
  3. Enxergar além das capacidades técnicas é um desafio diário para quem busca talentos. Sempre lembrando q eles podem estar dentro da nossa equipe esperando uma oportunidade para mostrar o seu melhor! Obrigada pela contribuição Patrícia e Ricardo!

    ResponderExcluir