domingo, 13 de maio de 2012

Dona Elvira


No Dia das Mães lembrei-me da minha bisavó Elvira e de sua preciosa herança: uma ótima memória!  Um grande trunfo para execução de qualquer trabalho e para vida!
Uma boa memória é diferencial na vida de um gerente. Não para lembrar as tarefas, compromisso, prazos e metas; isto se faz com anotações, esquemas, agenda (imprescindíveis na vida de qualquer profissional). Um bom gerente deve lembrar-se do histórico de sua equipe.
 É muito fácil esquecer todo o passado de bons resultados quando se tem uma sequência de insucessos.
Não acredito que o profissional deva ser mantido na equipe ou no projeto em função de boas performances anteriores, mas devemos considerar este passado para fazer uma boa avaliação e uma autocrítica.
O simples exercício de responder algumas perguntas básicas pode nos ajudar. Por exemplo: “Estou conduzindo bem esta equipe/processo?”, “Expliquei claramente o resultado esperado?”, “Distribuí as funções de acordo com a capacidade de cada um?”, “Este profissional teve feedback e reconhecimento compatível com seu desempenho?”.  
Resgatar o bom desempenho de um profissional e mantê-lo na equipe, além dos resultados diretos na tarefa ou função, gera motivação em cadeia, agregando confiança ao time.
                A Dona Elvira lembrava a data do aniversário de todos os seus filhos, netos e bisnetos, um gesto simples que nos dava grande satisfação.

Um comentário:

  1. Ana Cláudia...concordo com as suas palavras,pois a conheci e sempre que a memória falha eu digo¨: Ah se a Dona Elvira estivesse aqui..

    ResponderExcluir