domingo, 27 de maio de 2012

90% do tempo?


 “Regra de ouro: em um projeto, o gerente do projeto deve gastar 80- 90% do seu tempo comunicando.” (Rule of thumb: In a Project, a Project manager may spend 80-90% or more of his/her time communicating). Esta frase foi dita por Martin Wartenberg* em uma aula de gerenciamento de projetos (Project Management).  Mr Wartenberg, engenheiro com currículo invejável, professor simpático que nos fazia lembrar o Papai Noel, proferiu palavras que ficaram “pipocando” na minha cabeça por vários meses: “Como assim 90% do tempo comunicando?”.
                Quase dois anos depois daquele dia na Universidade da Califórnia, consigo enxergar os 90% de comunicação no dia-a-dia de um gerente de projeto ou negócio.
                Tudo começa na comunicação clara do motivo de se empreender aquele projeto ou negócio. Em seguida, na etapa do planejamento, o gerente deve se valer de todos os meios para, junto a sua equipe, levantar informações necessárias sobre todos os envolvidos, recursos, riscos, benefícios, parceiros etc. Depois vem a explicação do projeto, a distribuição das tarefas e a definição clara do papel de cada um.  Comunicação!
                Durante a execução, o gerente deve ter canal aberto para dar e receber feedback, monitorar os resultados, fazer ajustes necessários, realinhar, redistribuir tarefas....mais comunicação.
                Projeto finalizado, objetivo alcançado, é preciso comunicar a todos os resultados obtidos, ouvir de cada um as dificuldades, anotar as sugestões para os próximos projetos ou etapas... novamente  comunicação.
                Aos 38 anos, completados na semana passada, reconheço que um engenheiro ensinou a uma jornalista a importância da comunicação no gerenciamento.

3 comentários:

  1. Apesar de não ser a minha área profissional, estou sendo informada de assuntos bem interessantes e úteis....

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, eu passo muito tempo comunicando antes de cada projeto, e quando as empresas envolvidas são comunicativas e abrem um canal de comunicação honesto, os resultados são notáveis.

    Excelente post com um ponto fundamental de toda a administração.

    ResponderExcluir
  3. quem gerencia sabe a importância de comunica claramente o q se quer, não é Ricardo? Evita mto retrabalho!
    gerenciamento vale para empresa e vale para vida, Sandra!
    Valeu!

    ResponderExcluir